top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo participa nas Jornadas Europeias de Arqueologia

Viana do Castelo associa-se às Jornadas Europeias de Arqueologia, que se realizam entre 16 e 18 de junho. O Município vai promover uma visita guiada na próxima sexta-feira, em Carreço, pela Gandra de Montedor. A participação é gratuita.



mar com pedras e farol ao longe

Os interessados podem fazer a inscrição na atividade através do seguinte link: https://journees-archeologie.eu/fru-3488/c-2023/lg-pt/Portugal/fiche-initiative/18031/Visita-Orientada-a-Gandra-de-Montedor .


As Jornadas Europeias da Arqueologia, uma iniciativa que pretende transportar os participantes para vários períodos históricos, através de visitas guiadas, exposições, workshops e conferências, são coordenadas pelo Institut national de recherches archéologiques préventives (INRAP). Em Portugal, são organizadas pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e reúne 47 países europeus.


Em Viana do Castelo, assinala-se com uma visita guiada à Gandra de Montedor, que se constitui como um espaço onde a Natureza e os vestígios humanos subsistem num invulgar e delicado equilíbrio. O Espaço insere-se na Zona Especial de Conservação da Rede Natura 2000 e é um dos 13 monumentos naturais de Viana do Castelo. Para além do caráter geológico ímpar, preservam-se ainda alguns elementos patrimoniais que nos fazem remontar às origens da humanidade.


Com a iniciativa, explica a autarquia, "pretende-se orientar o olhar do visitante para os elementos mais marcantes da paisagem e descodificar os vestígios de intervenção humana, ao longo da história da humanidade numa viagem entre a pré-história e a atualidade, entre os testemunhos arqueológicos etnográficos e construtivos em que se radica o caracter e a memória coletiva dos carrecenses."






0 comentário

Comments


bottom of page