Viana do Castelo promove I Jornadas do Património dias 25 e 26 de setembro
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo promove I Jornadas do Património dias 25 e 26 de setembro

Viana do Castelo promove as I Jornadas do Património nos dias 25 e 26 de setembro, com a intervenção de diversos especialistas da área. O arranque acontece pelas 9h00 desta sexta-feira, com o seminário "Contextos e Intervenções em Património", no Auditório Lima de Carvalho do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.



O seminário pretende dar a conhecer obras e intervenções, em bens culturais, do ponto de vista dos técnicos das várias áreas de conhecimento, abordando temas de conservação e restauro, bem como de intervenções arqueológicas em contexto de operações urbanísticas, públicas e privadas, e a forma como todas as áreas de intervenção contribuem para o desenvolvimento e conhecimento histórico dos sítios intervencionados.


O seminário irá abordar a Intervenção na Citânia de Santa Luzia, o Restauro da fachada da Igreja de Santa Cruz do Convento de São Domingos, bem como a Arqueologia no contexto de obra: Rua Arquiteto José Fernandes Martins. Será ainda apresentado o exemplo do Atelier Samthiago, com Intervenções em monumentos Património Mundial da UNESCO.

As jornadas incluem ainda, no primeiro dia, o lançamento de “Haerentia: Estudos monográficos de património” e uma visita à Igreja de São Domingos e à Citânia de Santa Luzia, também conhecida como Cidade Velha.



No sábado, 26 de setembro, as Jornadas do Património irão incluir a reabertura do Centro de Interpretação do Castro do Vieito, com apresentação do filme "Técnicas Milenárias - Castro do Vieito" e lançamento de um desdobrável relativo à exposição permanente.

0 comentário
bottom of page