Viana do Castelo promove XI Semana do Mar de 8 a 16 de novembro | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa

- há 26 minutos
- 3 min de leitura
03 de novembro, 2025.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do seu Centro de Mar, volta a colocar o oceano no centro das atenções com a realização da XI Semana do Mar, que decorre de 8 a 16 de novembro. Integrada nas celebrações do Dia Nacional do Mar, a 16 de novembro, a iniciativa propõe um vasto leque de atividades que unem a comunidade em torno da educação, da ciência, da arte e da valorização do património marítimo vianense. O Centro de Mar dinamiza um conjunto de propostas dedicadas aos públicos escolar e geral, com o objetivo de promover a aprendizagem e a reflexão sobre o mar enquanto pilar da identidade e cultura portuguesa.
O evento tem como principal propósito sensibilizar a comunidade para o significado do mar como um “património natural, fonte de biodiversidade, recurso económico estratégico e elemento central da identidade e cultura portuguesa”, como refere a autarquia. Por essa razão, a Semana do Mar em Viana do Castelo é encarada como um “espaço de encontro e partilha entre gerações”, evidenciando o compromisso do município com a valorização do mar e das tradições que o envolvem.
Durante os dias da Semana do Mar, estão agendadas diversas atividades de cariz prático e cultural. De 8 a 16 de novembro, o público tem a oportunidade de usufruir de visitas livres ao Centro de Mar, situado no Navio Gil Eannes, nos horários das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
Para os grupos escolares, haverá momentos de exploração do património. Na segunda-feira, dia 10 de novembro, decorre o Ateliê “Como funciona um moinho de maré” entre as 14h00 e as 17h00. Entre 10 e 13 de novembro, os alunos do 2º e 3º ciclos e ensino secundário podem participar em visitas à lota na DocaPesca, entre as 14h00 e as 15h00.
O programa inclui ainda a proposta “Náutica trocada por miúdos” no dia 11 de novembro, das 10h00 às 11h30, no Porto da Marina, com a colaboração do parceiro Serafim Maruco. No dia seguinte, 12 de novembro, o Centro de Mar acolhe o Ateliê “Entre nós e o mar”, das 10h00 às 11h30, dirigido ao público escolar do 1º ciclo, dinamizado por Miguel Silva.
A arte e a ciência juntam se em vários momentos da semana. A 14 de novembro, às 14h00, será inaugurada a Exposição “Algas em gesso” no Centro de Mar, com João Cruz Malheiro. No dia 15 de novembro, o Centro de Mar promove o Workshop de cerâmica “Algas em cerâmica”, das 10h00 às 12h30, em parceria com o GOCA Galeria e Oficina de Cerâmica e Azulejos.

No Dia Nacional do Mar, a 16 de novembro, a manhã começa com a peça de teatro “O velho Eremita”, pela Krisálida, às 11h00, no CMIA – Centro de Monitorização de Interpretação Ambiental.
À tarde, o destaque vai para a inauguração da Exposição “Cara à vela”, às 16h00, no Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. Esta exposição é parte do projeto “Velas ao vento”, uma mostra que a autarquia descreve como uma celebração do “mar, a arte e a identidade vianense”. A exposição exibe velas de embarcações, transformadas em suportes artísticos, pintadas por vários artistas convidados, evocando a “relação profunda que Viana do Castelo mantém com o mar e a navegação”. O projeto “Cara à vela”, vencedor do programa “Viana Jovens com Talento 2024”, é “uma iniciativa” que celebra a relação da cidade com o oceano e o rio Lima.
O Dia Nacional do Mar assinala a data em que, em 1994, entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, reforçando o papel do mar enquanto motor de desenvolvimento sustentável e a ligação entre a comunidade e o seu território marítimo.












Comentários