Viana do Castelo recebeu alunos de Itália, Polónia e Turquia no âmbito do projeto Erasmus+ | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo recebeu alunos de Itália, Polónia e Turquia no âmbito do projeto Erasmus+

O Vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus+ “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.




pessoas de várias idades numa sala

Na sessão, o Vereador deu as boas-vindas aos estudantes integrados neste projeto e apresentou a cidade de Viana do Castelo, assumindo as belezas naturais, o património e o clima como fatores que contribuem para uma boa qualidade de vida no concelho.

dois homens e uma mulher de pé numa sala numa apresentação

No âmbito do projeto Erasmus+, foi indicado que o Município tem dinamizado projetos no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e no Geoparque, de modo a estimular o interesse e o conhecimento pela paisagem e pelo ambiente.


O Erasmus+ apoia atividades de formação no estrangeiro para profissionais do ensino pré-escolar, básico e secundário. Estas atividades podem passar por cursos estruturados ou outros eventos ou por períodos de acompanhamento no posto de trabalho/observação em escolas ou outras organizações relevantes.


O Agrupamento de Escolas de Arga e Lima está, assim, envolvido no projeto Erasmus+ “Protect Our Future, Please!”, que tem por base a premissa de que o Património Cultural é a soma dos valores materiais e espirituais que nos restam do passado e que estes incluem literatura, arte, monumentos, histórias, danças, gastronomia, festas populares, o ambiente e a natureza.


O projeto indica que, devido às mudanças climáticas e ambientais, os nossos valores culturais não estão adequadamente protegidos e estão a diminuir, pelo que um dos objetivos educacionais da União Europeia é "sensibilizar as pessoas com uma consciência comum do património cultural". O reforço da identidade europeia e da juventude, que é um dos objetivos do Erasmus+ 2021-27, enquadra-se com a temática do projeto do agrupamento vianense.

jovens de várias idades a posar na foto numa escadaria

" “Protect our future, please!” tem como objetivos principais reconhecer a diversidade do património cultural tangível e intangível da União Europeia e melhorar o conhecimento do nosso património cultural; desenvolver a consciência e as práticas de proteção do ambiente e da natureza, atuando em conformidade com a estratégia europeia de uma “Europa Verde”; desenvolver o Inglês como língua estrangeira e aprender novas línguas; acompanhar os desenvolvimentos digitais, utilizar, contribuir e estabelecer colaborações internacionais; criar um arquivo de cultura digital e partilhá-lo em locais relevantes; ter estudantes, professores e escolas com uma identidade europeia desenvolvida", pode ler-se numa nota da autarquia.




 

0 comentário
bottom of page