top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo reforça Cuidados de Saúde Primários no concelho

A Câmara Municipal de Viana do Castelo continua, no novo ano, a investir nos Cuidados de Saúde Primários, pelo que mantém, em articulação com a ULSAM - Unidade Local Saúde Alto Minho, E.P.E., o reforço de recursos humanos para diversas Extensões de Saúde do concelho e para o aluguer de viaturas destinadas à prestação de cuidados de saúde domiciliários, num investimento municipal que ronda os 200 mil euros para 2024.





cidade com vista para um monte e ponte sobre o rio

Considerando as atribuições dos Municípios na promoção e salvaguarda dos interesses próprios das respetivas populações, nomeadamente no domínio da Saúde e, alinhado com a Lei Bases da Saúde e o Plano Nacional de Saúde 2023, o Município de Viana do Castelo tem vindo a reforçar as suas políticas de Saúde com vista à melhoria dos Cuidados de Saúde Primários no concelho.


Nesse âmbito, o Município e a ULSAM celebraram, em outubro de 2020, o Protocolo de Cooperação para reforço de Recursos Humanos (Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos) nas Extensões de Saúde, que tem permitido a alocação de recursos humanos às Extensões de Saúde de Chafé, Castelo do Neiva, Geraz do Lima, Lanheses, Alvarães, Vila Franca, Afife, Carreço e UCSP de Darque.


Entre 2021, 2022 e 2023, este protocolo representou um investimento municipal de quase 250 mil euros. No presente ano, o reforço de recursos humanos em 9 Unidades de Saúde implica a contratação de 11 profissionais, adianta a autarquia.


É igualmente renovado o protocolo Viaturas – Cuidados de Saúde Domiciliários, firmado no ano de 2020, entre o Município e a ULSAM, para o aluguer de viaturas destinadas à prestação de cuidados de saúde domiciliários.


Entre 2021, 2022 e 2023, o investimento municipal foi de 95 mil euros. Atualmente, no âmbito deste protocolo estão disponíveis duas viaturas para o Centro de Saúde de Darque, uma para o Centro de Saúde de Barroselas e duas para o Centro de Saúde de Viana do Castelo.





0 comentário

Comments


bottom of page