Viana do Castelo reforça acesso à saúde com 15 novos balcões SNS24 | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa
- há 3 minutos
- 2 min de leitura
11 de agosto, 2025.
Viana do Castelo expande a sua rede de apoio digital na área da saúde. A autarquia anunciou a abertura de 15 novos Balcões SNS24, distribuídos por 14 freguesias e pelo Serviço de Atendimento ao Munícipe, com o objetivo de promover a literacia digital e facilitar o acesso a teleconsultas, exames e outros serviços, em proximidade com os cidadãos.

A rede de apoio digital à saúde em Viana do Castelo foi reforçada com a instalação de 15 novos Balcões SNS24. Estes espaços, resultado de um acordo de adesão entre o município e as juntas de freguesia, estão a funcionar em 14 freguesias e também no Serviço de Atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal. O principal objetivo é aproximar os serviços digitais e de telessaúde dos cidadãos, combatendo a iliteracia digital e a falta de acesso a equipamentos tecnológicos.
Os novos balcões foram instalados nas sedes das juntas de freguesia de Alvarães, Afife, Meixedo, Mujães, Nogueira, Perre, Santa Marta de Portuzelo, Subportela, Outeiro, Torre, Vila Franca, Vila Mou, Vila Nova de Anha e Vilar de Murteda.
Apoio personalizado para todos os cidadãos
Para garantir um serviço de qualidade, o município formou 30 novos mediadores digitais para prestar apoio nos balcões. Estes profissionais estão habilitados para ajudar os utentes, especialmente aqueles com menos familiaridade com a tecnologia, a navegar por serviços como a marcação de consultas, o acesso a teleconsultas, a consulta de exames ou a renovação de medicação.
A assistência pode ser feita através do Acesso facilitado em que o utente realiza a sua própria autenticação na área pessoal do portal, com o apoio do mediador digital ou pelo Acesso mediado no qual o mediador digital atua em nome do utente, através de uma "Área Administrativa", após autenticação própria, para serviços como marcação de consultas ou atualização de dados de contacto.
Em 2023, Viana do Castelo foi pioneira em Portugal ao lançar o primeiro Balcão SNS24 Móvel, integrado na Unidade Móvel de Saúde, que continua a percorrer 24 freguesias do concelho ao longo do ano.
Esta expansão pretende garantir que todos os cidadãos, independentemente da sua localização ou competência digital, possam aceder aos serviços essenciais do Serviço Nacional de Saúde de forma fácil e segura.