Viana do Castelo: Terra & Mar e Wine & Blues Tomam o Jardim da Marina | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana do Castelo: Terra & Mar e Wine & Blues Tomam o Jardim da Marina | Peneda Gerês TV

21 de maio, 2025.

Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana memorável, de 22 a 25 de maio, com o Jardim da Marina a ser o epicentro do TERRA & MAR – Festival de Gastronomia Atlântica e do Wine & Blues Festival. Estes eventos, inseridos na Capital da Cultura do Eixo Atlântico e na celebração do Vale do Lima como Região Europeia da Gastronomia e Vinhos 2025, prometem uma explosão de sabores, música e cultura.



Ilustração Terra & Mar e Wine & Blues
Um Fim de Semana Repleto de Atividades

O TERRA & MAR é uma iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo que visa impulsionar a dieta atlântica, os vinhos verdes e os produtos locais, ao mesmo tempo que promove a rica cultura gastronómica da região.


De 22 a 25 de maio, diversos restaurantes do concelho aderem ao festival, apresentando nos seus menus pratos de inspiração atlântica, confecionados com produtos sazonais e locais, focando-se na alimentação saudável. As escolas do concelho também se juntam à festa nos dias 22 e 23, com a inclusão de pratos da gastronomia atlântica, sensibilizando as comunidades educativas para a sua importância.

Fórum de Vinhos Verdes e Rota Gastronómica

A sexta-feira, 23 de maio, será um dia particularmente dinâmico. A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal acolherá o Fórum Regional dos Vinhos Verdes, uma organização conjunta da Câmara Municipal, AMPV e OERN. Pela manhã, entre as 10h00 e as 12h00, a Rota Gastronómica: Saberes e Sabores do Nosso Mar convida a uma visita guiada a pé pelos locais mais emblemáticos ligados à tradição marítima da cidade, com paragens para degustar petiscos típicos.

"Bom Dia Cerâmica" e Harmonizações Vínicas

Nos dias 24 e 25 de maio, o Museu de Artes Decorativas será palco do “Bom Dia Cerâmica”, uma iniciativa europeia que inclui exposição, encontro e conferência, promovida pelo Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas (AEuCC) e a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC).


O programa gastronómico no Jardim da Marina também inclui Harmonizações Vínicas “Inspirações Atlânticas” na sexta-feira, às 19h15, e no sábado, às 13h00 e às 19h15. Não perca a Happy Hour Loureiro + Petisco Atlântico no sábado, das 16h00 às 19h00.

Wine & Blues Festival: Música de Entrada Livre

O Wine & Blues Festival, que decorre nos dias 23 e 24 de maio no Jardim da Marina, promete animar as noites vianenses com concertos de entrada livre:

  • Sexta-feira, 23 de maio:

    • 20h30: Delta Blues Duo (ES)

    • 23h45: C.T. Powell & The Bluedays (USA)

  • Sábado, 24 de maio:

    • 12h00: The Blues Moonshiners (ES)

    • 21h30: Louis & The Hideaways (PT)

    • 22h45: Haylen (FR)


A Mostra Vínica estará disponível na sexta-feira, das 18h00 às 00h00, e no sábado, das 12h00 às 00h00, com destaque para a casta Loureiro do Vale do Lima e produtores locais. A Praça da Gastronomia abre na sexta-feira a partir das 19h00 e no sábado a partir das 12h00, com um novo horário de abertura às 19h00 do segundo dia.

Domingo de Despedida com Sabores e Futebol

No domingo, 25 de maio, o Jardim da Marina continua a ser o ponto de encontro para a Mostra Gastronómica TERRA & MAR. A partir das 12h00, a praça da gastronomia e mostra vínica abrem ao público, com a participação especial da Chef Marina Santos da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo. Os showcookings, a cargo do chef Luís Leal, acontecem às 12h30 e às 15h00.


A música não para, com concertos de The Invisible Tuba às 13h00 e Bela Trama às 15h30. Para encerrar o festival em grande, o espaço acolherá uma FAN ZONE para a final da Taça de Portugal de futebol, a partir das 17h00.

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Publicidade

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2025 Peneda Gerês TV

bottom of page