Viana Garças Clube de olhos postos no futuro
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana Garças Clube de olhos postos no futuro



O clube desportivo Viana Garças Clube, que iniciou o seu percurso com o sonho de poder contribuir para a expansão desportiva da terra e em particular, povoar o rio Lima com canoas e caiaques, completou 5 anos no passado dia 28 de dezembro de 2022. Faz agora um balanço do que tem vivenciado.

Em comunicado de imprensa, a direção do clube refere que "o ano de 2022, foi o primeiro com um funcionamento que podemos chamar de normal, após os dois anos críticos do Covid-19 de 2020 e 2021." E acrescenta: "Creio que em todos, deixou marcas profundas, mas o Garças em fase de crescimento e implantação sofreu particularmente, pela sua menor dimensão social e material."


O atleta Sérgio Maciel preside atualmente à direção do clube, que tem agora novos corpos sociais, com quatro jovens na direção.


O clube garante continuar a a apostar na formação dos seus treinadores Rodolfo Coelho e José Alberto Araújo que, em 2022 frequentaram o primeiro curso de treinadores de Grau 3 em Águas Lisas, grau máximo da canoagem em Portugal, "passando a ser os dois únicos treinadores de Viana do Castelo com esta graduação", notam.


A nível desportivo, Sérgio Maciel, continua o seu percurso de atleta de alta competição, com quatro internacionalizações em 2022, competindo no seu primeiro ano Sénior e arrecadando três pódios.


A nível nacional e na sua especialidade de maratona, Sérgio Maciel "venceu tudo", confirmando-se como uma forte promessa deste tipo de provas, com amplo historial na canoagem portuguesa. No Campeonato Nacional de Fundo em 5000 m, onde Fernando Pimenta já arrecadou vários títulos e medalhas em Campeonatos do Mundo, o Sérgio conseguiu a medalha de prata. "Acreditamos que num futuro próximo a Federação Portuguesa de Canoagem o possa a via a convocar, tanto mais que todos os elementos da seleção de pista em canoa, não representam Portugal nesta distância.", sublinham.


O Viana Garças Clube esteve representado no Campeonato do Mundo de Maratonas que se realizou em Ponte do Lima com três atletas, levando consigo o nome de Viana do Castelo.


"Como clube e apesar da nossa pequena dimensão, o Viana Garças Clube classificou-se em 8.º lugar no Campeonato Nacional de Maratonas, 22.º lugar no Ranking de Competições e 43.º lugar no Ranking Geral da Federação Portuguesa de Canoagem, entre um total de 82 clubes.", rematam.







0 comentário
bottom of page