Viana investe 324 mil euros na segurança balnear e valorização ambiental de praias fluviais
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Viana investe 324 mil euros na segurança balnear e valorização ambiental de praias fluviais


Arrancou, oficialmente, na passada sexta-feira, 10 de junho, a época balnear nas praias de Viana do Castelo. O Presidente da Câmara Municipal deu as boas-vindas aos nadadores salvadores que vão agora vigiar as praias do concelho.



Para Luís Nobre, o papel dos nadadores salvadores é fundamental para a segurança balnear, considerando ainda que “Viana do Castelo tem uma forte relação com o mar e com a frente atlântica”, razão pela qual pediu o apoio dos nadadores salvadores para que vianenses e visitantes tenham uma experiência em segurança.

Município de Viana do Castelo vai investir quase 324 mil euros na segurança balnear e valorização ambiental de praias fluviais. O conjunto de protocolos que acontecem no âmbito da época balnear, que agora inicia, foram aprovados na última reunião de executivo.


A maior fatia vai para o Protocolo de Colaboração entre o Município e a Coordenada Decimal – Associação de Nadadores Salvadores, atingindo uma verba global de 276.605 euros. O protocolo visa “garantir a salvaguarda da segurança de utentes e praticantes de desportos náuticos nas águas balneares designadas de Viana do Castelo e em águas com prática balnear conhecida, embora não designada, como Rodanho e Argaçosa, durante a época balnear de 2022”.

“Tendo em conta a extensão de costa a vigiar (incluindo extensos troços não designados, embora com frequência balnear) e os meios humanos e técnicos envolvidos na operação, é ainda necessário garantir um centro móvel integrado de vigilância, socorro e salvamento para apoio/resposta a qualquer solicitação de emergência e por forma também a segurar a prática de desportos náuticos em águas não balneares”, é referido no documento.

O protocolo pretende, assim, garantir a salvaguarda da segurança nas praias marítimas e fluviais Ínsua, Afife, Arda/Bico, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Cabedelo/Luziamar, Rodanho, Amorosa 1, Amorosa 2, Castelo de Neiva, Argaçosa e Foz do Lima entre 10 de junho e 11 de setembro. Pretende ainda salvaguardar a segurança dos utentes e praticantes de desportos náuticos nas praias vigiadas e não vigiadas; garantir um centro móvel integrado de vigilância, socorro e salvamento que dará apoio/resposta a qualquer solicitação de emergência.


Neste âmbito, foi também estabelecido Protocolo de Colaboração para Alojamento de Nadadores Salvadores entre a Câmara Municipal e a Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas de Viana do Castelo, no valor de 9.552 euros, dando assim resposta ao alojamento necessário para os nadadores salvadores de fora do concelho. Os profissionais ficaram assim alojados nas camaratas da Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas de Viana do Castelo, em Darque.


Foi ainda celebrado Contrato de Comodato para Utilização de Moto 4X4 ao longo da época balnear. O quadriciclo pertence à autarquia e irá ser cedido à Associação de Nadadores Salvadores para ser utilizado na segurança balnear, em especial no patrulhamento do extenso areal que separa das praias de Ínsua, Afife e Arda, reforçando a segurança de centenas de banhistas que optam por esta zona não vigiada.


Viana do Castelo investe ainda 37.500 euros em Protocolos de Conservação, Requalificação e Valorização Ambiental com as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho para garantia dos espaços naturais envolvendo os territórios das Praias Fluviais e Espaços de Recreio e Lazer.


Esta proposta irá, assim, beneficiar Alvarães – Azenha da Almerinda; Amonde – Pincho; Darque – São Lourenço; Lanheses – Parque Verde; Santa Marta de Portuzelo – Parque de Merendas da Preguiça; União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão – Candeias; União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã – Torrenta; União de Freguesias de Cardielos e Serreleis – Parque de Merendas de Cardielos e Barco do Porto, Serreleis; União de Freguesia de Mazarefes e Vila Fria – Praia Fluvial de S. Simão; União de Freguesias de Viana do Castelo e Meadela – Argaçosa; e Vila Franca – Barco do Porto.


Neste contexto, foi também celebrado Protocolo de Colaboração entre o Município e os titulares de títulos de licença ou concessão de utilização dos recursos hídricos para ocupação do domínio público marítimo.


Viana do Castelo, recorde-se, vai hastear bandeiras azuis em 10 praias do concelho, entre Arda (Mariana), Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa, Luziamar, Castelo de Neiva e Praia da Ínsua.


O concelho conta ainda com 9 praias consideradas como “Qualidade Ouro” pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, tendo sido distinguidas com o Galardão Qualidade de Ouro 2022 as praias de Afife, Amorosa, Arda, Cabedelo, Carreço, Castelo de Neiva, Ínsua, Norte e Paçô.





0 comentário
bottom of page