Peneda Gerês TV

Promoção e Desenvolvimento Regional

Produção Audiovisual

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Antiga escola de Chorense vai ser um Centro de BTT

No âmbito do Projeto Minho Inovação - Qualificação das Experiências de Turismo de Natureza, foi aprovada a requalificação da antiga escola da freguesia de Chorense para a construção de um Centro de BTT.

Durante estas últimas décadas a modalidade desportiva BTT não parou de crescer em todo o mundo e é, atualmente, um negócio rentável turisticamente. No entanto e porque o BTT tem já alguma dinâmica no concelho, vê-se uma grande possibilidade de criação de dinâmicas empresariais que ajudem a dinamizar esta modalidade que pode ser realizada durante todo o ano (diminuição da sazonalidade) e promova mais uma oferta de turismo de natureza com as pistas já criadas.


Antiga escola de Chorense vai ser um Centro de BTT

Assim, o município entendeu ser necessário dotar um edifício (antiga escola primária de Chorense), com equipamentos usados pelos praticantes da modalidade, criando um Centro de BTT com condições para, futuramente, poder ser homologado pela Federação de Ciclismo. A requalificação do edifício pretende dotar o futuro centro de BTT com casas de banho para homens e mulheres, sala de apoio a logística dos praticantes da modalidade e colocação de equipamento de limpeza e manutenção das bicicletas, nomeadamente dois centros de limpeza e um centro de mecânica e manutenção. Com o crescimento desta modalidade e consequentemente do número de pistas, o BTT poderá afigurar-se como um produto turístico estratégico levando ao aumento do número de pistas e assim fortalecer este produto estratégico no Minho.


A proposta para a requalificação e reconversão da antiga escola primária de Chorense, centra os seus objectivos na recuperação do edifício e na sua adaptação funcional para espaço de apoio logístico aos praticantes de diferentes modalidades desportivas e turísticas com bicicletas todo-o-terreno.


Antiga escola de Chorense - Planta do Rés do chão

Do ponto de vista funcional a proposta preconiza a ampliação da área actual para o devido ajuste do espaço disponível, segundo o programa funcional solicitado pelos promotores. A área disponível é proposta uma nova ala para a organização funcional dos balneários. Assim, no respeito pelo programa observado, o espaço para o centro de apoio compreende a área actual, onde ficam compartimentados os espaços de recepção, sala polivalente e instalações sanitárias de serviço. A área de ampliação comporta a resposta funcional ao espaço de balneários, separados por sexos e com acesso autónomo e duas áreas de serviço para limpeza e manutenção as bicicletas e respectivo equipamento

O organigrama funcional do espaço assumirá a seguinte organização:

- Recepção; - Sala polivalente/convívio; - Circulação; - Instalação sanitária de serviço masculina; - Instalação sanitária de serviço feminina; - Balneário masculino/feminino - Área de vestiário. - Área de banhos. - Área de manutenção e serviço - Área de lavagem do equipamento. - Área de oficina - Limpeza e manutenção das bicicletas.


#local #desporto #natureza

Se gosta da Peneda Gerês TV contribua com um donativo

4970-786 Arcos de Valdevez

©2020 Peneda Gerês TV