Caminha apresenta programação de Natal com eventos "clássicos" e "novidades"
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Caminha apresenta programação de Natal com eventos "clássicos" e "novidades"



Com o mês de dezembro chega a magia do Natal e o concelho de Caminha está já em "contagem decrescente" para mostrar a programação que tem vindo a preparar para assinalar a quadra. Estão de regresso eventos que já se tornaram “clássicos”, como a Rota da Rabanada, o Passeio do Pai Natal em Bicicleta, as marionetas em festa, mas também há novidades, desde logo no campo das artes, como o Natal na Leira, entre outras iniciativas.

Este ano, as luzes de Natal só vão ser ligadas a 6 de dezembro, com inauguração, como habitualmente, na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, às 18h30, e na Praça da República, em Vila Praia de Âncora, às 19h00. No entanto, a quadra natalícia já se vive desde o primeiro dia de dezembro, porque a programação arranca logo no dia 1. De acordo com o Município de Caminha "a expetativa é grande", pois vai ser possível voltar a provar as “mil e uma formas” da tradicional rabanada. Em comunicado, o Município adianta que "nos estabelecimentos já há procura, mas a oferta só aqui ou ali está disponível, porque se estão ainda a aperfeiçoar novas propostas e a começar os preparativos para apresentar as variadíssimas iguarias a que já nos habituamos, quando se fala da “Rota da Rabanada” de Caminha, talvez a “melhor” rabanada do mundo."


A partir de 1 de dezembro, chegam também as simpáticas marionetas, que ao todo vão protagonizar mais de duas dezenas de espetáculos em sala e na rua e ainda vão trazer consigo oficinas de construção de marionetas para crianças a partir dos quatro anos.


A Maluga – Festa da Marioneta Luso-Galaica também está de regresso ao concelho de Caminha, de 1 a 8 de dezembro. Esta é a oitava edição do festival, que resulta de uma parceria da Krisálida com a Câmara de Caminha e tem o apoio da Direção-Geral das Artes. Como destacou já a sua diretora artística, Carla Magalhães, é "o único festival do Alto Minho que promove a arte da marioneta entre duas regiões transfronteiriças."


O Natal na Leira traz uma exposição de artes plásticas, cerâmica, pintura e escultura, "com um toque especial."


O Município destaca ainda os espetáculos diversos de teatro e cinema que vão acontecer durante todo o mês, temporada em que é também preciso garantir a presença nos concertos, "porque vale mesmo a pena", asseguram. Destaque ainda para a continuação, em dezembro do festival “Tempos Cruzados”, de acesso livre.


A 10 de dezembro, Tatanka apresenta-se no Valadares, Teatro Municipal de Caminha. Já no dia 16 é a vez do Baile dos Candeeiros, um espetáculo de dança/performance, no mesmo palco.


Gisela João fecha o Tempos Cruzados, no dia seguinte, 17, com um concerto no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, encerrando dois meses de espetáculos, numa iniciativa organizada em parceria por várias entidades: a Direcção-Geral do Património Cultural, o Museu Nacional Soares dos Reis e os Municípios de Caminha, Chaves e Vila Nova de Gaia.


"O Natal será ainda pretexto para os magníficos concertos a que as instituições do concelho já nos acostumaram." Começam com o Orfeão de Vila Praia de Âncora, seguem com a Academia de Música Fernandes Fão e fecham ainda com o Orfeão de Vila Praia de Âncora.


O Natal na Rua, enquadrado nas atividades de animação para esta quadra especial, acontece entre os dias 17 e 18 de dezembro e conta também com muitas iniciativas e vai incluir uma Feirinha de Natal, nas Praças das duas vilas, em Caminha e Vila Praia de Âncora. Para expor e vender produtos diversos, as inscrições ainda estão abertas, até ao dia 25 de novembro.


A iniciativa "Passeio do Pai Natal em Bicicleta" está também de regresso.


O Município destaca, para passagem de fim do ano, no dia 31, o concerto do cantor, compositor e músico Vírgul. "É sem dúvida um dos pontos altos da programação de Natal e Ano Novo no concelho de Caminha. Desta vez, acreditamos que vai mesmo acontecer e que a Covid não voltará a estragar os planos. O antigo membro dos Da Weasel continua a somar sucessos e vai estar connosco no coração do Centro Histórico de Caminha, o Terreiro, que tem sido palco de passagens de ano memoráveis."


O novo ano chega também com música, no dia 1 de janeiro de 2023, às 17h00, com Concerto de Ano Novo, pela Banda Musical Lanhelense, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.


Programação detalhada aqui .






0 comentário
bottom of page