top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Caminha assinalou Dia Internacional das Florestas

Ontem, dia 21 de março, comemorou-se o Dia Internacional das Florestas. Por todo o concelho de Caminha, foram muitas as atividades que marcaram a data, como a plantação de árvores autóctones em Dem e Riba de Âncora; visitas às Dunas dos Caldeirões e zonas reflorestadas na Mata Nacional de Gelfa e, ainda, à Mata Nacional do Camarido.





crianças e adultos plantando árvores num pinhal

O dia começou com a plantação de árvores autóctones em Dem, junto à envolvente do Centro Escolar. Esta plantação organizada pelo Município de Caminha e Centro de Interpretação da Serra d’Arga (CISA) contou com as parcerias da Junta de Freguesia de Dem, Conselho Diretivo dos Baldios de Dem, Carlos Sá Nature Events, Escola Básica e Secundária de Caminha e EB1/JI de Dem. Foram plantadas mais de uma centena de espécies, nomeadamente carvalhos, sobreiros, castanheiros, medronheiros e bétulas, pelos alunos da EBS de Caminha e EB1/JI de Dem. Esta atividade contou ainda com o apoio da Valorminho.

A tarde começou com a visita às Dunas dos Caldeirões, seguida da visita às zonas reflorestadas na Mata Nacional da Gelfa organizadas pela Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora e que contaram com o apoio do Município de Caminha.


Seguiu-se a plantação de árvores autóctones em Riba de Âncora, no Lugar de Vila Verde, organizada pelo Município de Caminha e Centro de Interpretação da Serra d’Arga (CISA) e que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Riba de Âncora, Conselho Diretivo dos Baldios de Riba de Âncora e Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora. Foram plantadas cerca de uma centena de espécies, nomeadamente carvalhos, sobreiros, castanheiros, medronheiros e bétulas, pelos utentes do Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora.

O dia terminou com a visita à Mata Nacional do Camarido, uma iniciativa do Município de Caminha e da Corema – Associação de Defesa do Património e que contou com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A visita foi orientada pelo Eng. Rui Baptista, do ICNF, Gestor da Mata Nacional do Camarido.

três homens a conversar num pinhal

Estas atividades fazem parte da programação Mês do Ambiente e da Sustentabilidade que o Município de Caminha está a promover durante este mês.


Recorde-se que Vila Praia de Âncora vai acolher as Jornadas de Sustentabilidade do Alto Minho, de 24 a 26 de março. Palestras, Mercado Sustentável e Atividades de Natureza vão marcar estes três dias dedicados à sustentabilidade. As jornadas organizadas pela QUOKKA contam com o apoio do Município de Caminha.




0 comentário

Commentaires


bottom of page