Centro de rastreio ao COVID 19 já funciona em Terras de Bouro
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Centro de rastreio ao COVID 19 já funciona em Terras de Bouro

A unidade móvel para fazer testes à Covid-19 em Terras de Bouro esteve já disponível no dia 17 de abril, junto ao centro de saúde na sede do concelho. Esta estrutura terá duas funcionalidades: fazer os testes das pessoas enviadas pelo próprio ACES e verificar algum caso específico que possa surgir. O Centro de Rastreio COVID 19 – Terras de Bouro funcionará às sextas-feiras das 15h às 19h. As colheitas realizam-se na modalidade de Drive Thru, permitindo testar todas as pessoas sem que estas tenham necessidade de sair da sua viatura.

Centro de rastreio ao COVID 19 já funciona em Terras de Bouro
Centro de rastreio ao COVID 19 já funciona em Terras de Bouro

O ACES Gerês Cabreira explica que “a criação deste Centro de Rastreio permite aos pacientes suspeitos de infeção e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), com prescrição médica e marcação prévia, realizar o exame e obter resultados, reduzindo, de forma significativa, o tempo de espera e as necessidades de deslocação da população”. Esta valência resultou do esforço dos cinco concelhos que compõem o ACES (Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde) e do próprio ACES.

A Câmara Municipal de Terras de Bouro informa também que irão ser realizados, em parceria com a ACES Gerês Cabreira e ARS Norte, testes de despistagem da Covid-19 para todos os utentes e colaboradores dos Centros Sociais, estando a ser agendados, junto das IPSS’s do concelho, a realização de testes de rastreio aos utentes que estão a aguardar diagnóstico e a todos os utentes e funcionários dos lares de idosos e do apoio ao domicílio. De igual modo, serão assegurados os testes aos utentes com sintomatologia devidamente submetidos a uma avaliação médica. A marcação dos testes será agendada entre os interlocutores de cada instituição social e os técnicos do Centro de Saúde de Terras de Bouro, de forma a priorizar cada situação.


0 comentário
bottom of page