"Espaço Makers Melgaço" apoia jovens empreendedores a desenvolver ideias de negócio
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

"Espaço Makers Melgaço" apoia jovens empreendedores a desenvolver ideias de negócio


Na próxima quinta-feira, 21 de julho, Melgaço promove uma sessão de apresentação do Espaço Makers e de casos práticos ali desenvolvidos. A sessão é dirigida aos produtores e entidades do concelho, mas também à comunidade em geral e acontece pelas 18h00, no Espaço Makers (Espaço Altice, Largo Hermenegildo Solheiro).



O Espaço Makers Melgaço acontece no âmbito do projeto Emprendemakers e trata-se de um lugar-comum de inovação tecnológica e criativa, que pode ser utilizado por empresas, jovens e crianças (espaço kids), de forma gratuita. Aqui, os interessados poderão aceder a ferramentas que os ajudarão a desenvolver uma ideia de projeto tecnológico e criativa, como impressão 3D, corte laser, programação, robótica, entre outras, desde a respetiva conceção, passando pela prototipagem, teste de produto e de adaptação às necessidades de mercado com vista ao seu lançamento com sucesso.

Com uma vertente educativa e formativa, direcionada para empresas, jovens e crianças (espaço kids) nos domínios da capacitação tecnológica e apoio ao empreendedorismo e criação do próprio emprego, em estreita articulação com o já existente Gabinete de Apoio ao Investidor (do Município de Melgaço) e com a comunidade local, «o espaço oferece equipamentos e tecnologias inovadoras para que estudantes, criativos, inventores, aspirantes a empreendedores, empreendedores experientes, start-ups inovadoras, artesãos, engenheiros, fabricantes e designers possam criar protótipos que representem soluções que fomentem a competitividade do seu portefólio de projetos/produtos ou possam participar em ações de formação, que lhes permitam adquirir as competências e capacidades necessárias ao acesso e utilização de novas metodologias e ferramentas que possam contribuir para afirmar a sua atividade, num mercado cada vez mais digital e tecnológico.», garante o autarca de Melgaço, Manoel Batista.

O Espaço Makers Melgaço está equipado com tecnologias de impressão 3D, corte e gravação laser, robótica e programação, corte vinil, impressão de grandes dimensões e muito mais. «Todos os equipamentos estão disponíveis, gratuitamente, para serem utilizados por todos.», refere Manoel Batista. Para tal, os interessados devem submeter o seu pedido através do formulário de inscrição, aqui.

O Espaço Makers Melgaço funciona de segunda a sexta-feira, no período das 9h00 – 13h00 e das 14h00 – 17h00 (Contactos: 251 410 100 | makersmelgaco@cm-melgaco.pt).

Além das tecnologias, o Espaço Makers Melgaço disponibiliza também, de forma gratuita, sessões de formação direcionadas para os equipamentos disponíveis, para que os utilizadores do espaço possam usufruir de todas as potencialidades das máquinas. As próximas ações estão agendadas para os dias 23 e 30 de julho.


23 julho | 09h30 – 12h30 e 14h00 – 17h00

Circuitos eletrónicos e programação arduino (nível básico)


30 julho | 09h30 – 12h30 e 14h00 – 17h00

Circuitos eletrónicos e programação arduino (nível avançado)

A participação carece de inscrição, aqui.


Pretende-se que este projeto se constitua como embrião de uma futura estrutura de maior dimensão capacitada para apoiar processos de transferência de conhecimento para as empresas já instaladas no concelho e, muito em particular, para as empresas a instalar na Zona Empresarial de Alvaredo., adianta o Município. O projeto representa um investimento total de aproximadamente 175.000 euros e é cofinanciado pelo FEDER, através do POCTEP, com uma taxa de 75%.

MELGAÇO EMPENHADO EM APOIAR OS MELGACENSES E TODOS OS QUE SE QUEIRAM MUDAR PARA O CONCELHO


A autarquia melgacense instalou também no Espaço Altice e no Mercado Municipal o Melgaço Invest, um espaço para a promoção do microempreendedorismo, do empreendedorismo social e da experimentação tecnológica. O projeto representa um investimento total estimado de 200.000 euros, cofinanciado pelo FEDER no montante de 170.000 EUR (taxa de 85%), no âmbito do NORTE 2020.


Com estes projetos, o Melgaço Invest e o Emprendemakers, em conjunto com o espaço de teletrabalho / coworking no interior (ação do Governo), instalado no Mercado Municipal, Melgaço pretende criar um sistema de apoio ao micro empreendedorismo, ao empreendedorismo social e à experimentação tecnológica; contribuir para a capacitação de jovens, ativos e não ativos, e, em especial, dos do ensino profissional, nos domínios learning by doing e do DIY; e contribuir para a criação de micronegócios e do próprio emprego.



0 comentário
bottom of page