ESTG-IPVC soma 37 anos de um percurso de sucesso
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

ESTG-IPVC soma 37 anos de um percurso de sucesso



A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) celebrou hoje o 37.º aniversário numa cerimónia com baterias apontadas ao futuro. O presidente do Politécnico defendeu a flexibilização curricular e a inovação pedagógica como elementos cruciais para o sucesso das Instituições de Ensino Superior. O futuro Centro Internacional de Investigação de toda a atividade do mar e a nova residência académica também marcaram os discursos do aniversário da instituição.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), tem feito "um trabalho e um percurso de sucesso, que se deve a todos quantos passaram e continuam na instituição". Foi assim que o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, definiu os 37 anos de existência da ESTG-IPVC, durante a cerimónia que decorreu esta tarde, na Biblioteca Barbosa Romero.

Descrevendo o passado, Carlos Rodrigues traçou também os desafios futuros, defendendo que “a flexibilização curricular e a inovação pedagógica” assumem papel de elevado relevo, como premissas cruciais no combate ao abandono e ao insucesso escolar. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo afirmou, ainda, que as Instituições de Ensino Superior terão de ser “suficientemente perspicazes” para descobrir as profissões de futuro. A multiculturalidade e a alteração dos públicos-alvo, com as intensas movimentações demográficas a acontecer, será outro dos assuntos com os quais os responsáveis pela formação de conhecimento terão de ligar.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, reiterou a disponibilidade e o compromisso do município para continuar a colaborar com o IPVC. “A educação é o melhor investimento que qualquer concelho ou região poderão fazer e este trabalho de cooperação entre a Câmara Municipal e o Politécnico de Viana o Castelo é para manter”, destacou Luís Nobre, dando o exemplo do Centro Internacional de Investigação de toda a atividade do mar, que deverá ser criado em Viana do Castelo.


Nova residência académica será “um marco para a Escola e para a cidade”


A comunidade académica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Viana do Castelo, hoje com mais de 2.700 alunos, começa a ver desenhada a resolução a um dos principais problemas: a falta de alojamento. O diretor da ESTG-IPVC, Pedro Miguel Moreira, falou na nova residência académica como “um marco para a Escola e para a cidade”. A nova residência IPVC prevê a criação de 400 novas camas, num investimento de quase 14 milhões de euros, financiamento já aprovado do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A cerimónia de aniversário contou, também, com a palestra “O impacto da Inteligência Artificial na sociedade: presente e futuro”, por Luís Paulo Reis, presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial e diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores /FEUP. Seguiu-se a apresentação da Bolsa / Fundo Miguel Bento Alves, antigo docente da ESTG-IPVC, e a homenagem a dois antigos colaboradores, a título póstumo, a Ana Luísa Rocha, e ao docente aposentado do IPVC, Rui Gomes, atual Provedor do Estudante do IPVC.

Os parabéns e o corte do bolo foram acompanhados pela atuação da Hinoportuna, Tuna Académica do IPVC.


0 comentário
bottom of page