Eurobarómetro do Parlamento Europeu: Portugueses são os que mais apoiam a instituição e temem catástrofes naturais | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Eurobarómetro do Parlamento Europeu: Portugueses são os que mais apoiam a instituição e temem catástrofes naturais | Peneda Gerês TV

04 de fevereiro, 2026.

O mais recente Eurobarómetro do Parlamento Europeu revela que os portugueses lideram o apoio à instituição, embora demonstrem uma preocupação recorde com as catástrofes naturais e a instabilidade geopolítica. Num contexto de incerteza, 91% dos inquiridos em Portugal apontam o clima como a maior ameaça, enquanto a vasta maioria exige uma União Europeia mais unida e interventiva para enfrentar os desafios globais.

Os dados publicados esta quarta-feira pela União Europeia confirmam um cenário de apreensão generalizada, onde 52% dos europeus e 48% dos portugueses admitem sentir pessimismo quanto ao futuro do mundo. No topo das inquietações nacionais encontram-se as catástrofes naturais agravadas pelas alterações climáticas, um tema que preocupa 91% dos portugueses, valor que contrasta com a média europeia de 66%. Esta tendência de insegurança estende-se aos fluxos migratórios descontrolados, mencionados por 88% dos inquiridos em Portugal, seguidos pelo terrorismo e pelos conflitos armados nas proximidades das fronteiras comunitárias.

Mulhger aponta para bandeira da União Europeia em edifício
Eurobarómetro do Parlamento Europeu: Portugueses são os que mais apoiam a instituição e temem catástrofes naturais

Perante este quadro de instabilidade, os cidadãos nacionais apelam a um reforço do papel de Bruxelas. Cerca de 96% dos portugueses defendem que os Estados-Membros devem estar mais unidos e 90% consideram que a organização necessita de mais recursos para enfrentar ameaças internacionais. Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu, reforça esta necessidade ao afirmar que as tensões geopolíticas moldam o sentimento diário de segurança e que os cidadãos esperam que a estrutura proteja e atue em conjunto, sublinhando que "(…) a Europa é o nosso escudo mais forte".


No que toca às prioridades domésticas, o Eurobarómetro do Parlamento Europeu destaca o impacto severo do custo de vida. Aproximadamente 72% dos portugueses admitem ter dificuldades em pagar as contas a maioria das vezes, um valor significativamente superior à média europeia de 53%. Além da economia e da criação de emprego, a saúde pública surge como uma área prioritária para 68% dos inquiridos em Portugal, registando um crescimento de 18 pontos percentuais no interesse dos cidadãos face aos dados recolhidos em maio de 2025.


Apesar das dificuldades financeiras, Portugal mantém-se como o Estado-Membro com a imagem mais positiva da assembleia europeia, com 57% de aprovação. Este apoio é particularmente vibrante entre as gerações mais jovens, com 89% dos portugueses entre os 15 e os 24 anos a manifestarem uma visão favorável do projeto europeu. Num momento em que se assinalam os 40 anos da adesão de Portugal à comunidade, a vasta maioria dos cidadãos reafirma que a paz, a democracia e os direitos humanos devem continuar a ser os valores fundamentais defendidos pelas instituições em Estrasburgo e Bruxelas.

Pode consultar os resultados completos aqui.

Publicidade

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2026 Peneda Gerês TV

bottom of page