Fim de Semana Gastronómico do "Cozido de Feijão com Couves à Terras de Bouro", de 24 a 26 de março | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Fim de Semana Gastronómico do "Cozido de Feijão com Couves à Terras de Bouro", de 24 a 26 de março

Os pratos típicos do concelho de Terras de Bouro estão relacionados com as suas características de "montanha" e com os produtos hortícolas que a terra oferece, dos quais se salienta as couves, os feijões e as batatas, consumidos de forma simples em sopas e cozidos. Para este fim de semana, de 24 a 26 de março, os restaurantes aderentes irão servir "Cozido de Feijão com Couves à Terras de Bouro".





carnes de porco, feijões amarelos e couves dentro de prato de barro, em cima de uma mesa com toalha branca

O Cozido de Feijão com Couves é composto por feijão (amarelo) e couves-galegas dos quinteiros das terras altas e expostas ao frio da região de Bouro. As carnes são de porco, "bichorro" medrado das lavaduras gordas. Não havendo qualquer tipo de refogado na sua confeção, as couves são cozidas juntamente com as diversas carnes e fumeiro, cuja gordura é o tempero necessário para lhe dar paladar. O feijão amarelo é cozido à parte, juntando-se tudo na mesma travessa que vai ser posta na mesa.


Esta iguaria é confecionada com ingrediente locais que, antigamente, eram a base da alimentação da população concelhia. Este prato e a respetiva sobremesa, a também tradicional aletria, podem ser degustados, em Terras de Bouro, nos restaurantes e empreendimentos aderentes.

aletria (massa amarela fininha, polvinhada com canela), num prato de barro, decorado com lascas de amêndoa
A aletria é a sobremesa que acompanha este prato

Os Fins de Semana Gastronómicos são uma iniciativa promovida pelo do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), que este ano vai na XIV edição.











0 comentário
bottom of page