I Festival de Imagem do Gerês
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

I Festival de Imagem do Gerês


Festival IRIS acontece dias 18 e 19 de setembro, no Centro de Animação Termal do Gerês.



Durante dois dias, no Centro de Animação Termal do Gerês, haverá palestras de diversos fotógrafos/videógrafos portugueses, divididos em três painéis (PNPG; Fotografia do Mundo e Portfólio) a divulgar os seus trabalhos e as suas visões sobre a imagem de natureza.


O concurso fotográfico, promovido no âmbito deste festival, superou todas as expectativas, tendo sido submetidas mais de 1600 fotografias nas três categorias: PNPG; Fotografia do Mundo e Portfólio, resultado de 327 participações. O nome IRIS surge por uma dupla leitura que, de algum modo, representa este Festival: por um lado do nome científico de uma planta icónica e endémica do Parque Nacional Peneda Gerês, o Lírio-do-Gerês (Iris boissieri) e da imagem associada ao olhar e, por consequência, à íris do olho.


Agora, um júri internacional composto por três fotógrafos, Alexandre Deschaumes (França); Dorin Bofan (Roménia) e Sven Zacek (Estónia) irá selecionar as fotografias vencedoras nas diferentes categorias. Os vencedores serão anunciados no 19 de setembro, no encerramento do Festival, entregando os prémios de empresas patrocinadoras; valores monetários superiores a 2500 euros e fins de semana em estabelecimentos hoteleiros do concelho de Terras de Bouro.


Este festival surge com intuito de, por um lado, divulgar as paisagens únicas desta região e sensibilizar, simultaneamente, para a necessidade de um comportamento responsável tão necessário à sua preservação e, por outro, como um encontro de partilha e divulgação do trabalho de todos aqueles que gostam de fotografia e videografia de natureza.


Toda a informação sobre o festival, disponível em: https://www.iris.cm-terrasdebouro.pt/




0 comentário
bottom of page