Inaugurada Curva do Gil, em Santa Leocádia de Geraz do Lima
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Inaugurada Curva do Gil, em Santa Leocádia de Geraz do Lima



A empreitada de “Alargamento da Ponte Martim e Gil e Requalificação da Envolvente”, em Santa Leocádia de Geraz do Lima, foi inaugurada ontem, 6 de novembro, numa cerimónia que contou com a presença do executivo municipal de Viana do Castelo.

A empreitada surgiu da necessidade de resolução de uma zona sensível da freguesia - a travessia estrangulada da Estrada Municipal nº 550-1, em Santa Leocádia de Geraz do Lima, conhecida como Curva do Gil.


A obra teve, assim, como objetivo principal conseguir os dois sentidos de circulação no tabuleiro, passando a uma largura de 6,70 metros, conseguindo o atravessamento pedonal nos dois lados, com aproximadamente 1,60 metros cada passeio, sustentando-se os taludes com a linha de água através de muros de alvenaria de granito.

Pela importância da empreitada, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo salientou a vontade do executivo da junta de freguesia em avançar com a intervenção, pela complexidade e esforço financeiro da mesma. “Esta é uma das intervenções mais exigentes em termos técnicos e financeiros dos últimos tempos”, sublinhou Luís Nobre, adiantando que a mesma é sinónimo da política de proximidade dos executivos da Câmara e União de Freguesias.


“Está aqui quem quer melhorar a qualidade de vida do concelho e de cada uma das freguesias”, vincou o edil, adiantando que o objetivo de todos é “estar próximo das populações e resolver os problemas e qualidade de vida de todo o concelho”.

A obra ontem inaugurada vai colocar termo a um dos maiores constrangimentos da zona já que a exiguidade do perfil do tabuleiro da ponte não permitia que dois veículos automóveis se cruzassem. Ao proceder ao alargamento da ponte foi reformulada e efetuada a qualificação do espaço público contíguo, nomeadamente os passeios, a integração de uma pequena praça e a contenção dos taludes confinantes com o leito da linha de água, de modo a dar resposta às atuais necessidades urbanísticas.


Os materiais utilizados visaram uma integração com as características da zona, nomeadamente ao nível dos muros de sustentação, com predominância nas alvenarias granito e ao cubo aplicado nos passeios. A obra foi adjudicada pelo montante de 140 mil euros.



0 comentário
bottom of page