IPVC desenvolve programa para capacitar treinadores à distância e de forma gratuita
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

IPVC desenvolve programa para capacitar treinadores à distância e de forma gratuita

O e-MARC é coordenado por Filipe Clemente, docente da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, e pretende capacitar técnicos desportivos de ferramentas que lhes permitam uma melhor atuação em campos tão diversos como estatística no desporto e análise de rendimento, desporto adaptado a públicos infantojuvenis ou pedagogia no desporto. A plataforma está acessível online e de forma gratuita.




homens e mulheres sorridentes em frente a um computador

A especialização e a capacitação de técnicos desportivos em áreas tão diversas como estatística no desporto e análise do rendimento, avaliação e controlo do treino ou desporto para as populações infantojuvenis agora é possível à distância, de forma simples e gratuita.

O projeto e-MARC, coordenador por Filipe Clemente, docente do Politécnico de Viana do Castelo, comporta dez cursos online e funciona de forma assíncrona, podendo o formando fazer o seu curso ao próprio ritmo e de acordo com a disponibilidade que tiver. Os cursos estão disponíveis gratuitamente em: https://learning.e-marc.eu/.

Filipe Clemente fala de um projeto que pretende “capacitar os técnicos desportivos para áreas diversas e cruciais”, que vão desde a estatística no desporto e a análise do rendimento, à biomecânica no treino desportivo, passando pela avaliação e o controlo do treino, a monitorização do bem-estar, o desporto para públicos infantojuvenis, a pedagogia no desporto e o exercício e saúde.

“Cada curso apresenta conteúdos teóricos e teórico-práticos, pretendendo-se fornecer as melhores bases técnico-científicas aos treinadores que se pretendam especializar ao seu ritmo e em qualquer local”, acrescenta o docente da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC).

O projeto conta com a Confederação Portuguesa das Associações de Treinadores, a Universidade de Brasov (Roménia) e a Escuela Municipal de Deportes de Villanueva del Arzobispo (Espanha) como entidade parceiras.

O e-MARC – Electronic monitoring and assessment resources for coaching: digital empowerment of sport coaches – assume-se como um projeto que visa aumentar as competências digitais dos treinadores, fomentando, simultaneamente, a utilização de novas tecnologias com vista à recolha, armazenamento e tratamento dos dados associados ao desempenho desportivo, potenciando, ainda, a partilha de experiência entre pares.

O projeto combina, ainda, as melhores abordagens práticas com a melhor evidência científica, potenciando a conversão de conhecimento dos treinadores em práticas regulares que favoreçam uma prescrição do exercício do treino adequado e ajustado.

Através da plataforma e-MARC analytics lab (https://lab.e-marc.eu/), os técnicos poderão organizar os dados recolhidos em contexto de treino e jogo e gerir as respostas dos atletas.




0 comentário
bottom of page