Município de Caminha associa-se à "Hora do Planeta" e desliga luzes durante 1 hora | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Município de Caminha associa-se à "Hora do Planeta" e desliga luzes durante 1 hora

O Município de Caminha associa-se à “Hora do Planeta” e assume vários compromissos para o presente e futuro, precisamente no mês que também dedica ao Ambiente e Sustentabilidade, estando em curso várias iniciativas. Amanhã, simbolicamente, durante 60 minutos, das 20h30 às 21h30, serão apagadas as luzes de vários edifícios.





tomates com gotas de água e um relógio em contagem decrescente

Em nota de imprensa, o município convida a população a aderir a este movimento: "O desafio que se deixa à população é que partilhe connosco o desafio da rede World Wildlife Fund (WWF), uma das organizações independentes de conservação da natureza mais importantes a nível mundial: “Desliga-te e dedica uma hora ao Planeta. No dia 25 de março, às 20h30, dedica 60 minutos a fazer algo positivo pelo nosso planeta”! "


Desde 2007 que a Hora do Planeta é conhecida pelo momento de "apagar as luzes", um momento simbólico de reflexão sobre as alterações climáticas. A Declaração de Envolvimento estabelece que o Município de Caminha declara que se associa à iniciativa da organização global de conservação de natureza ANP IWWF — Hora do Planeta e que se compromete a: desligar as luzes do edifício dos Paços do Concelho durante a Hora do Planeta, entre as 20h30 e as 21h30 (hora local), no dia 25 de março de 2023; dedicar essa hora ao Planeta, através da promoção de uma iniciativa/atividade no Município que promova o bem-estar e a conservação da natureza; divulgar o seu apoio à Hora do Planeta através do website do Município e respetivas redes sociais e encorajando todos os colaboradores, munícipes e redes de fornecedores e outros a aderirem a esta iniciativa; no âmbito da Hora do Planeta, cujo tema deste ano é Alimentação, e do conceito "Desliga-te. Dedica uma hora ao Planeta" o Município compromete-se em 2023 a:


1- Promover e incentivar a compostagem doméstica e comunitária de resíduos orgânicos produzidos nas cozinhas, hortas ou jardins, de modo a reduzir a fração de orgânicos nos resíduos indiferenciados e reintroduzir o composto nos solos, através da concretização do projeto "Reciclar a Compostar". O projeto abrange todos os agregados familiares interessados, IPSS e estabelecimentos de ensino do concelho, e contempla a distribuição gratuita de compostores domésticos e baldes para resíduos orgânicos, assim como formação.

2- Promover a produção, comercialização e consumo de produtos locais, no âmbito dos "Feirões de Tradições", que decorrem quinzenalmente em Caminha e Vila Praia de Âncora.

3- Promover a diversificação da região piscatória e as cadeias curtas de distribuição/comercialização de proximidade de produtos piscícolas pescados nas áreas de pescas locais, bem como valorizar a arte da pesca e as técnicas de saber fazer tradicionais, através da concretização do projeto MERCADO FISH, que contempla a realização de workshops, showcookings e eventos promocionais nos Mercados Municipais de Caminha e de Vila Praia de Âncora.

5- Desligar por 60 minutos, durante a Hora do Planeta, as luzes dos seguintes monumentos: Caminha [Matriz]: Torre do Relógio; Igreja Matriz, Chafariz da Praça Conselheiro Silva Torres; Paços do Concelho; Praça Conselheiro Silva Torres;

Vila Praia de Âncora: Praça da República; Igreja Matriz; Igreja Senhora da Bonança.





0 comentário
bottom of page