Noite Europeia dos Investigadores oferece mais de meia centena de atividades em Braga
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Noite Europeia dos Investigadores oferece mais de meia centena de atividades em Braga


Há mais de 50 atividades experimentais, demonstrações, exposições e workshops gratuitos para testar na próxima sexta-feira, dia 30, das 16h00 às 24h00, no Altice Forum Braga, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores.

A iniciativa, coordenada pela Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) e pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), insere-se na Noite Europeia dos Investigadores (NEI), este ano com o tema “Ciência para todos - Sustentabilidade e Inclusão”. A abertura oficial é pelas 17h00, com a presença prevista do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, e do presidente da ECUM, José González-Méijome, entre outros.

Durante oito horas, os visitantes vão “viajar” pelo mundo da ciência, à medida que passam em cada um dos expositores. Pelo caminho conhecem investigações que ajudam a alcançar a sustentabilidade industrial, tecnologias que serão a base da alimentação no futuro, microcápsulas biodegradáveis anti-mosquito ativadas por luz solar, fibras naturais para materiais de construção, efeitos dos protetores solares nos oceanos, impactos dos plásticos no solo, água e ar ou leveduras que ajudam a produzir fármacos, aditivos alimentares e até biocombustíveis.

A juntar a isto, não vão faltar quizzes sobre genética humana, ações de sensibilização sobre as alterações climáticas, exposições de fotografia científica, estudos sobre química e ainda estatísticas aplicadas à biodiversidade marinha. Vão ser igualmente promovidas três atividades com inscrição prévia para miúdos e graúdos: o escape room “Números para todos”, o workshop “Construir um detetor de partículas” e o workshop “Cosmética natural”. Todos os detalhes e os formulários de inscrição estão em bit.ly/neibraga.

A ECUM volta assim a aliar-se à NEI, no âmbito de um consórcio nacional que envolve instituições de ensino superior e é financiado pelas Ações Marie Curie do Programa Horizonte Europa. A NEI é dinamizada pela Comissão Europeia desde 2005 e decorre em simultâneo em cidades de 25 países europeus. Pretende aproximar o público das pesquisas científicas, promover projetos de I&D entre os países, aumentar o interesse dos jovens por carreiras científicas e mostrar o impacto do trabalho dos investigadores no nosso quotidiano.





bottom of page