Núcleo Museológico de Campo do Gerês com "portas abertas" para celebrar Dia dos Monumentos e Sítios
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Núcleo Museológico de Campo do Gerês com "portas abertas" para celebrar Dia dos Monumentos e Sítios




No sentido de assinalar este evento anual que destaca, em 2022, a importância do "Património e Clima", o Município de Terras de Bouro promove a iniciativa "Portas Abertas" no Núcleo Museológico de Campo do Gerês, no próximo dia 19 de abril.


No dia 18 de abril comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), aprovado pela UNESCO em 1983, que este ano é subordinado ao tema “Património e Clima”.


Assim, para assinalar a efeméride, o Município de Terras de Bouro convida o público em geral a visitar o Núcleo Museológico, gratuitamente, no dia 19 de abril, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h30. Para contactos e informações, ligue: 253 351 888.


Sobre o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios:

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização. Celebrando o património nacional, comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

O tema "Património e Clima" pretende perspetivar as grandes causas da sustentabilidade e da economia circular do ponto de vista do Património Cultural, que tem vindo a sofrer, em maior ou menor grau, os efeitos do aquecimento global, da alteração de ecossistemas envolventes, de situações de seca extrema ou de exposição à subida das águas. No entanto, o património cultural pode também ser um agente na construção de uma ação climática inclusiva, transformadora e estável, através da salvaguarda e proteção contra os impactos climáticos adversos, da construção de respostas informadas a situações de desastre, e da aprendizagem que nos transmite na utilização e reutilização de materiais locais, recicláveis, ecológicos e amigos do ambiente.






0 comentário
bottom of page