top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Ponte de Lima: Apurados os vencedores do Concurso Concelhio de Leitura

6 de Maio, 2024

No dia 2 de maio, a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima foi palco de mais uma edição do Concurso Concelhio de Leitura, uma iniciativa conjunta do Município de Ponte de Lima e dos Agrupamentos de Escolas do concelho, que visou a promoção e estímulo de hábitos de leitura, valorizando as capacidades de literacia, de compreensão leitora e de expressão oral.




crianças e jovens com certificados na mão

A primeira fase, a nível escolar, foi desenvolvida pelas várias bibliotecas escolares do concelho e apurou os finalistas dos quatro ciclos de ensino (1.º, 2.º, 3.º e secundário) para a fase final na Biblioteca Municipal, abrangendo alunos do 3.º e 4º anos do 1.º ciclo até aos alunos do ensino secundário.

homem de blazer azul ao lado de 4 alunas junto a uma estátua
Vencedoras dos quatro ciclos de ensino

Os jovens leitores, num total de 27 participantes, foram desafiados a demonstrar as suas competências literárias através da realização de uma prova oral de leitura de excertos, justificando a sua escolha baseada numa argumentação clara e coerente. Ao júri desta prova coube a desafiante tarefa de avaliar a leitura expressiva e a fundamentação que distinguiu os vencedores. Foram jurados Fernando Pereira – Diretor do Jornal Alto Minho; Andreia Cunha – Jornalista Alto Minho TV; Sá Lima – Diretor da Rádios Ondas do Lima e Fernando Hilário – Presidente da Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima e Ana Carneiro – Coordenadora da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

sala cheia com pessoas adultas e jovens
Ao júri coube avaliar cada participante

Ao pódio subiram os alunos vencedores do concurso, nomeadamente:

1.º ciclo: Mariana Gomes, do Agrupamento de Escolas de Freixo;

2.º ciclo: Constança Lima Ferreira, do Agrupamento de Escolas de Arcozelo;

3.º ciclo: Maria Francisca Araújo, do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima – Correlhã;

Ensino Secundário: Mariana Conceição Soares Guerra, do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima – Escola Secundária.


"Todos participaram entusiasticamente, de forma empenhada e dedicada, demonstrando o seu apreço pelos livros e pela leitura, merecendo, assim, o nosso aplauso!", sublinha o Município de Ponte de Lima.


"Foi uma sessão surpreendentemente reveladora de grande qualidade merecedora de galardoação", refere o município. A sessão de entrega de prémios e encerramento do evento contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Paulo Sousa. Todos os concorrentes foram gratificados com certificados de participantes e de vencedores e com prémios.




 



0 comentário

Comments


bottom of page