Projeto Migra Miño-Minho é finalista do Prémio Europeu Natura 2000
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Projeto Migra Miño-Minho é finalista do Prémio Europeu Natura 2000




O projeto de cooperação transfronteiriça Galiza-Norte de Portugal, Migra Miño-Minho, do qual o Município de Vila Nova de Cerveira é parceiro, é um dos finalistas da 6ª edição dos Prémios Natura 2000, atribuído pela Comissão Europeia.


A Câmara de Cerveira, através de um consistente trabalho dinamizado pelo Aquamuseu do rio Minho, é um dos parceiros deste projeto que visa melhorar a proteção e a conservação do habitat fluvial da sub-bacia do troço internacional do rio Minho. O projeto é um de entre 40 candidaturas que estão a votação pública online para o "Prémio Cidadania Europeia" até 27 de abril.


Um júri de peritos anunciará os vencedores das cinco categorias, numa cerimónia agendada para o próximo mês de maio, em Bruxelas.


Entre as cinco categorias previamente estabelecidas - Conservação em Terra; Conservação Marinha; Benefícios Socioeconómicos; Comunicação; e Cooperação Transfronteiriça -, o projeto Migra Miño-Minho figura nesta última categoria, sendo o único projeto de cooperação transfronteiriça entre Espanha-Portugal a ser nomeado para a 6ª edição do Prémio Europeu Natura 2000.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira apela ao voto para que o projeto possa alcançar esta meritória distinção. Para Rui Teixeira, “a distinção seria um reconhecimento do trabalho conjunto realizado entre a Galiza e o Norte de Portugal em matéria de proteção da biodiversidade e conservação da natureza”.

O Prémio Natura 2000 reconhece os esforços feitos pelos países europeus na proteção e restauração de ecossistemas naturais, através de ações de conservação e de sensibilização para habitats e espécies. O âmbito do projeto Migra Miño-Minho enquadra-se perfeitamente nestes critérios, tendo como principal desafio a proteção e a gestão sustentável do espaço natural de fronteira que forma a sub-bacia internacional do rio Minho, desde a barragem de Frieira (província de Ourense) até a sua desembocadura, incluindo os seus afluentes ou tributários de Portugal e da Galiza (superfície de 1934 km2), através de uma melhoria das condições do habitat fluvial e de medidas que contribuam para o estado de conservação das populações de peixes migradores existentes.


Cabe ao público europeu a responsabilidade de escolher o vencedor do Prémio Cidadania Europeia de entre todos os projetos finalistas, numa votação pública que pode ser realizada até 27 de abril no site da Comissão Europeia aqui.












0 comentário
bottom of page