Quercus atribui novamente Galardão Qualidade Ouro a Praia de Alqueirão
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Quercus atribui novamente Galardão Qualidade Ouro a Praia de Alqueirão


Em comunicado, o Município de Terras de Bouro congratula-se com a atribuição do Galardão Qualidade Ouro, por parte da Quercus, à Praia do Alqueirão, em Vilar da Veiga, distinguindo assim a qualidade da água balnear daquela praia fluvial, fundamental para o Turismo do concelho, já que recebe todos os anos milhares de veraneantes.



Segundo a Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, foram distinguidas na época balnear 2022, com base em informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, 441 praias com Qualidade de Ouro em Portugal (mais 48 do que em 2021), das quais 360 são costeiras, 72 interiores e 9 de transição, sendo os critérios de seleção: a qualidade excelente da água nas últimas quatro épocas balneares; o facto de todas as análises realizadas na última época balnear terem apresentado resultados melhores do que os valores definidos para o percentil legal e não ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.


Bandeira “Praia Qualidade de Ouro” 2022

Todos os municípios nacionais com uma ou mais praias galardoadas receberam as instruções para a produção da bandeira “Praia com Qualidade de Ouro 2022”, não devendo ser utilizados modelos prévios da bandeira.


Além da atualização do logótipo da Quercus, a bandeira “Praia Qualidade de Ouro” assumirá em 2022 versões personalizadas em algumas zonas do país, fruto da parceria estabelecida entre a Quercus e empresas responsáveis pelo saneamento de águas residuais nas várias regiões, um processo determinante do ponto de vista ambiental e que pode influenciar a qualidade das águas balneares.


De relembrar que o Verão na Europa entrou, oficialmente, hoje, 21 de junho, às 10h14. O solstício do Verão é o dia mais longo do ano no hemisfério norte.



0 comentário
bottom of page