“Somos Todos Romaria”: Festas em Honra à Senhora da Agonia mobilizam milhares de pessoas em Viana | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

“Somos Todos Romaria”: Festas em Honra à Senhora da Agonia mobilizam milhares de pessoas em Viana

Atualizado: 18 de ago. de 2023

Esta manhã, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Viana do Castelo encheu-se de cor e tradição para o habitual cumprimento aos membros do Executivo Municipal, no âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia que, por estes dias, mobilizam milhares de pessoas na cidade. As mordomas, trajadas e ouradas a rigor, representando as várias freguesias do concelho, trouxeram um colorido ao Salão, umas horas antes do Desfile da Mordomia, que viria a juntar cerca de 900 mordomas.




mulheres vestidas com traje à vianesa num salão com paredes rosa claro

Após os cumprimentos, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recordou os vianenses Amadeu Costa e Francisco Sampaio, grandes conhecedores e dinamizadores da Romaria d’Agonia, que receberam uma enorme ovação por parte de todos os presentes. Luís Nobre afirmou que “a nossa romaria é uma verdadeira mitologia”, pois “congrega outras mitologias que existiram no passado”, aludindo à deusa Gaia que construiu o mar, elemento que faz parte da vida de todos os vianenses, e que têm uma relação muito própria com a Ribeira. O autarca destacou o facto de as Festas em Honra de Nossa Senhora d’Agonia durarem mais dias (este ano, de 14 a 22 de agosto) o que “dá oportunidade de vivermos vários quadros da romaria com mais tranquilidade e de forma mais organizada.”

pessoas juntas numa sala com cabeçudos e bandeiras
Foto de grupo com o Executivo Municipal, Assembleia Municipal, Comissão de Honra de Nª Srª d'Agonia 2023, VianaFestas, Mordoma da Romaria e demais convidados

Manuel Vitorino, Presidente da VianaFestas, resumiu numa frase o espírito das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia: “Somos todos romaria, porque exaltamos o espírito coletivo de entidade dos vianenses.” Destacou o papel das mulheres na preservação desta tradição, e do espírito de superação das dificuldades: “As festas são um momento de exaltação coletiva que trazem à cidade, ao concelho e ao país – e diríamos ao mundo -, o melhor que os vianenses têm”, realçou. Quanto ao número de mordomas a desfilar, este ano, que ronda as 908 mulheres, Manuel Vitorino disse que “temos números inéditos, significam uma mobilização coletiva como nunca tivemos”, destacando que “estão presentes vários países e várias faixas etárias, desse ponto de vista, a romaria é muito inclusiva”, frisou.

O rosto do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2023, Ana Rita Passos, de 27 anos, revelou que a experiência de ser mordoma da romaria “está a ser muito intensa, mas muito positiva. Estou a gostar muito, tenho tido oportunidades incríveis e é um privilégio estar nesta posição.” A primeira vez que envergou um Traje à Vianesa tinha 2 anos, já participa no cortejo etnográfico desde criança, e desfila na mordomia desde os 14 anos. Relativamente ao Desfile da Mordomia desta quinta-feira, “as expectativas são muito altas, vamos ser muitas mordomas e espero que seja um desfile muito bonito como em todos os anos, com as nossas cores, com o nosso ouro e que corra da melhor forma”, frisou Ana Rita Passos, que enverga o traje de lavradeira da Ribeira Lima (Meadela, Santa Marta de Portuzelo), vermelho, com lenço amarelo ao peito, e ouro seu, da mãe e da avó.


O padre Vasco Gonçalves, da Confraria de Nossa Senhora da Agonia, que este ano preside à Comissão de Honra de Nossa Senhora da Agonia, saudou todos os presentes, fazendo um “convite” ao Presidente da Câmara Municipal para “viver o coração da romaria de Nossa Senhora d’Agonia”. Em jeito de brincadeira, disse: “segunda-feira, trabalhar; agora vamos todos para a romaria com alegria, com alma e com coração”. O pároco sublinhou dois aspetos da romaria, relembrando o slogan “Somos Todos Romaria” e, aludindo às palavras do Papa Francisco aquando da Jornada Mundial da Juventude, disse: “A igreja é de todos, todos, todos, também a romaria é de todos”, reforçou. “A alegria de sermos todos tem de ser com raízes. As raízes são as nossas raízes históricas, culturais, etnográficas, é o traje de Viana, é o ourar de Viana, mas a raiz profunda desta romaria é orar; a fé dos nossos pescadores, da gente da Ribeira, da gente da cidade de Viana do Castelo, é a fé da gente do concelho de Viana e do distrito”, concluiu.

A Romaria prossegue com Procissão Solene em honra de Nossa Senhora d'Agonia (18 de agosto | 16h00), concertos musicais, festival de folclore, revista de gigantones e cabeçudos, Cortejo Histórico/Etnográfico (19 de agosto | 16h00), Confeção de Tapetes Floridos nas ruas da Ribeira (19 de agosto | 23h00), Solene Concelebração Eucarística e Procissão ao Mar (20 de agosto | 14h30), entre outros momentos, até dia 22 de agosto. Consulte a programação completa das festas em: https://festasdagonia.com/

pessoas junto a gigantones típicos de Viana do Castelo



0 comentário
bottom of page