top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Terras de Bouro promove "Geira Romana", de 22 a 24 de setembro

Entre os dias 22 e 24 de setembro irá decorrer na sede do concelho de Terras de Bouro o evento “Geira Romana”, acontecimento que contará com muita música e animação de rua itinerante, desfiles romanos (militar e imperial), um mercado romano, exposição de animais, áreas de alimentação, música ao vivo e espetáculos noturnos de manipulação de fogo. A entrada é livre.



cartaz com figura de militares romanos e templos em mármore

A recriação do mundo romano e a importância desta milenar civilização no concelho de Terras de Bouro, onde as marcas arqueológicas desta época são significativas, faz com que "o atual Executivo Municipal realize um investimento fundamental na promoção desta marca cultural e histórica do concelho de Terras de Bouro, retirando daí todos os possíveis dividendos turísticos, sociais, culturais e económicos", refere a autarquia terrabourense em nota de imprensa.


Este evento costuma trazer milhares de pessoas ao concelho de Terras de Bouro para assistirem à recriação dos usos e costumes romanos. O programa arranca na sexta-feira, dia 22, pelas 14h30, com Cortejo Imperial pelas Escolas de Terras de Bouro, seguindo-se a abertura do Mercado Romano às 16h00 e das áreas temáticas Spatum Ludicum (Jogos Romanos para Famílias), Castra Legio (Acampamento Legionário), Spatium Gladiadtori (Sítio dos Gladiadores), pelas 18h00. Às 19h00, têm lugar as Danças do Oriente (Saltatio Orientais). Às 20h00, espaço para as Danças Romanas; às 20h30, Munera Gladiatori; às 21h30, representação teatral (Comoedia Togata); às 22h00 acontecem as Bailias do Tempo e meia hora depois, entram Sons do Império (Barro Negro) a animar a noite. As danças prosseguem com Saltatio Orientais, às 23h00 e Cortejo Militar (Legionários, Biga e Falcoeiros). Sons do Império (Barro Negro) e Saltatio Orientais continuam a animar a noite pelas 23h30.


No sábado, dia 23, a abertura acontece pelas 10h30. Neste dia, destaque para o espetáculo de fogo "O Patrício Enamorado", às 00h00.


No domingo, o programa prevê animação de rua, pelas 15h30, com "Discípulos de Baco", e momentos musicais com "Sons da Lusitania" (Pardeus), "Sons de Roma" (Alanos), "Sons do Império", bailias e cortejo militar.

programa do evento




0 comentário

Comments


bottom of page