Tertúlia traz a Caminha Mónica Baldaque e Isabel Pires de Lima para falar de Agustina Bessa-Luís | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Tertúlia traz a Caminha Mónica Baldaque e Isabel Pires de Lima para falar de Agustina Bessa-Luís

A Biblioteca Municipal de Caminha é palco este sábado, dia 11 de novembro, pelas 17h00, de uma tertúlia que tem por tema o centenário de Agustina Bessa-Luís, com a participação de Mónica Baldaque e Isabel Pires de Lima e que terá como moderador Fontaínhas Fernandes. Esta iniciativa integra-se nas comemorações dos 30 anos deste equipamento cultural e do Museu Municipal de Caminha.




cartaz em tons azuis

A tertúlia tem organização da Câmara Municipal de Caminha e dos Amigos da Rede de Bibliotecas de Caminha. O Município associou-se desde o início às celebrações dos 100 anos da prestigiada autora portuguesa, apoiando o filme e a série “A Sibila”, uma produção baseada no romance com o mesmo nome, que já estreou no concelho, coincidindo com a estreia nacional da obra.


No sábado ainda, pelas 21h30, “A Sibila” voltará a ser exibido no Cineteatro de Vila Praia de Âncora, com entrada gratuita, sujeita a reserva de bilhetes.


Já no domingo, dia 12, pelas 10h00, também na Biblioteca Municipal de Caminha e com o foco nas crianças dos cinco aos 10 anos, terá lugar a atividade “O quê é o quê? - Dez Numa Cama - Quem vai ser o primeiro a cair?”.

Participa na descoberta da estória e diverte-te na cama “super” de 10! A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas até ao dia 10 de novembro, pelo telefone 258 710 310.


Isabel Pires de Lima

Isabel Pires de Lima é Professora Emérita da Universidade do Porto. Professora Catedrática Aposentada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Investigadora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (Unidade I&D da FCT). Professora convidada em Universidades europeias, africanas, americanas e asiáticas. Doutorada em Literatura Portuguesa com a tese As Máscaras do Desengano – para uma leitura sociológica de 'Os Maias' de Eça de Queirós (1987); especialista em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea e em estudos queirosianos com dezenas de títulos publicados; trabalha ainda em Estudos Interartísticos e em Literaturas Comparadas em Língua Portuguesa. Promotora de inúmeros colóquios e congressos nacionais e internacionais. Deputada à Assembleia da República Portuguesa (1999-2005/2008-2009).

Foi ainda Ministra da Cultura de Portugal (2005-2008). Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves para o triénio 2006-8. Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.


Mónica Baldaque

Mónica Baldaque é filha de Agustina Bessa-Luís. Nasceu no Douro, no lugar de Ariz, Peso da Régua. O Douro tem uma importância fundamental na sua atividade de pintora, patente em grande parte da sua obra, alguma publicada em livros e catálogos. Profissionalmente está ligada à museologia, sendo conservadora principal de museus. Tem exercido cargos de direção, estando atualmente nos museus municipais do Porto. Pertence ao conselho diretivo da Associação dos Amigos do Museu do Douro e ao conselho cultural da Fundação Eça de Queiroz.

Na pintura tem uma vasta obra no retrato e na paisagem. Realizou exposições individuais e participou em exposições coletivas. Integrou o grupo dos artistas convidados pelo Museu do Douro para criarem cinco rótulos para cinco produtores de vinho do Porto.





0 comentário
bottom of page