top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

UMinho organiza conferência internacional sobre mulheres, artes e ditadura



ree

“Conferência Internacional WomanArt – Mulheres, Artes e Ditadura”, no campus de Gualtar, em Braga, e em formato online, dias 18 e 19 de novembro.


Promovida pelo Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), a “Conferência Internacional WomanArt – Mulheres, Artes e Ditadura”, no campus de Gualtar, em Braga, e em formato online, tem sessão de abertura esta quinta-feira, às 9h00, no auditório B1, com a coordenadora do projeto científico “WomanArt” e professora da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho, Ana Gabriela Macedo.

O programa prevê três dezenas de oradores de oito países, como investigadores das universidades de Oxford (Reino Unido), Nova Iorque (EUA), Brasília (Brasil) e Witwatersrand (África do Sul), mas também artistas visuais, realizadoras e escritoras. O evento tem um programa cultural vincado. No primeiro dia vai ser exibido o áudio-documentário “No escuro e à escuta”, de Sofia Saldanha (17h45, auditório B1 - Gualtar) e o documentário “Natureza morta”, de Susana Sousa Dias (18h30, auditório B1 - Gualtar), ficando para o segundo dia o filme “Deslembro”, da realizadora brasileira Flávia de Castro (21h30, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva).

Luca Argel canta investigação sobre história política do samba


ree
Luca Argel

Entre os destaques está também o músico e musicólogo brasileiro Luca Argel, que apresenta esta quinta-feira, às 21h30, no salão medieval da Reitoria da UMinho, o concerto de guitarra e conferência cantada “Samba de Guerrilha”, nome do seu último álbum conceptual. Vai cantar o resultado de uma investigação continuada sobre a história política do samba, lembrando os “protagonistas esquecidos” da luta contra a escravatura e a ditadura militar, além de homenagear os intérpretes que tentaram fazer frente ao racismo estrutural do país. A entrada é livre, limitada à capacidade do espaço.

Luca Argel nasceu no Rio de Janeiro em 1988 e vive no Porto. É licenciado em Música pela UNIRIO e mestre em Literatura pela Universidade do Porto. Lançou quatro álbuns e é vocalista e compositor de grupos como “Samba Sem Fronteiras”, "Orquestra Bamba Social" e "Ruído Vário", este último com a cantora Ana Deus. Publicou livros de poesia no Brasil, em Espanha e em Portugal, um dos quais semifinalista do Prémio Oceanos 2017. Entre 2016 e 2019 assinou as rubricas "Samba de Guerrilha", na Rádio Universitária do Minho, e "Boi Com Abóbora", na Rádio Nova.



Sobre o projeto WomanArt


Realizado pelo Grupo de Investigação em Género, Artes e Estudos Pós-coloniais do CEHUM, o projeto “WomanArt” estuda a História recente e seus reflexos sociais e ideológicos. Em especial, foca manifestações das artistas e ativistas, explorando paralelos entre o Estado Novo (1933-74) e a Ditadura Militar brasileira (1964-85), que recorreram à violência e ao silêncio. Mostra, ainda, como, nas artes contemporâneas, a memória da ditadura e do colonialismo é inspiradora e pedagógica para as novas gerações pensarem a opressão e a desumanidade.

O “WomanArt” já desenvolveu, desde 2019, diversas atividades científicas e culturais, como duas edições de cinema, um workshop, mais de 30 seminários, uma oficina de escrita criativa, uma masterclass e um curso breve. O projeto é apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Tem o site oficial em ceh.ilch.uminho.pt/womanart.


ree



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Publicidade

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2025 Peneda Gerês TV

bottom of page